Como descontaminar pintura de veículo com Clay Bar
  • 1419
  • 0

Você conhece a descontaminação de pintura do veículo?

Para saber se seu veiculo está contaminado e precisa desse processo, aumente a sensibilidade do seu toque. Coloque um plástico bem fino do tipo ziplock na ponta dos dedos e, com a superfície do carro limpa e seca, passe os dedos suavemente na peça. Caso sinta algo áspero, a superfície está com algum tipo de contaminante, como seiva de arvore, fezes de pássaros, poluição industrial, detritos de pista, névoa de tinta e outros. Eles são quase invisíveis devido ao seu tamanho, mas deixam um aspecto de pintura velha, sem brilho e áspero ao toque, se distribuídos uniformemente na superfície do veiculo.

Esses tipos de contaminantes não são retirados em uma lavagem comum, precisando de um tratamento especial. Muitas pessoas os removem com processos abrasivos, lixamento ou polimento, diminuindo a camada de verniz do veículo desnecessariamente. Mas a pergunta é: como removê-los da superfície sem agredi-la? Muito simples, utilizando o Clay bar de maneira correta.

Primeiramente, devemos explicar que o Clay bar é uma barra de material parecido com uma massa de modelar e age removendo os contaminantes ancorados na superfície do verniz do veiculo. Existem três tipos de Clay bar feitos para algumas situações: macia, média e rígida. O macio serve para remoção de contaminantes leves (ou até mesmo remover a cera antiga para aplicação de uma nova) e o rígido é indicado para situações mais críticas, como névoa de tinta em excesso.

Para fazer a descontaminação com o Clay bar, teremos que utilizar um lubrificante para que o produto deslize, como um produto de lavagem ecológica ou uma cera líquida em spray. Você também precisará de um pano de microfibra com uma gramatura a partir de 180 g/m² e um pedaço de Clay bar. Por fim, não recomendamos o uso de shampoo automotivo neutro e água para que a Clay bar não resseque com pouco tempo de uso.

Como fazer:
1 – Tenha certeza de que a superfície está limpa e seca
2 – Aplique o lubrificante no local a ser tratado, trabalhando em áreas de 60×60 cm
3 – Pegue um pedaço de Clay bar e, amassando, forme um retângulo
4 – Com movimentos horizontais e verticais, passe a Clay bar na área, exercendo uma leve pressão. Pulverize mais um pouco de lubrificante, caso o produto agarre na peça
5 – Repita o processo até que a contaminação esteja totalmente removida
6 – Remova o excesso de lubrificante com o pano de microfibra e examine a superfície
7 – Conforme a Clay bar vai retendo o contaminante, dobre-a e abra-a novamente pegando áreas limpas na Clay
8 – Depois da utilização, lubrifique a Clay bar e guarde-a no reservatório ou em uma embalagem para não ficar exposta ao sol e ressecar
9 – Descarte o pedaço de Clay bar utilizado quando não houverem mais áreas limpas

Dica: se a Clay bar cair no chão não utilize-a novamente para não criar arranhões na superfície.

Pronto! Superfície descontaminada, com mais brilho e lisa ao toque.
Agora não se esqueça de fazer a proteção com uma cera ou um selante e a reaplicação periódica para evitar que os contaminantes voltem rapidamente.

Se você quiser adquirir nosso Kit de limpeza utilizado neste vídeo, clique no link abaixo:
http://loja.hidrorio.com.br/kits/kit-1-clay-bar-finisher

Veja nosso vídeo:

No próximo post trataremos sobre como aplicar cera no carro da maneira certa. Não perca.

Deixar um Comentário

ONLINE APPOINTMENT

Book your appointment now and get $5 discount.

MAKE APPOINTMENT
LATEST POSTS
MOST VIEWED
TEXT WIDGET

Here is a text widget settings ipsum lore tora dolor sit amet velum. Maecenas est velum, gravida vehicula dolor